
Emoções & Sentimentos
NELSON CAVAQUINHO
28/09/2015 14:33“Tire o seu sorriso do caminho/ Que eu quero passar com a minha dor/ Hoje pra você eu sou espinho/ Espinho não machuca a flor (...)"
Deixou um legado de mais de quatrocentas composições, difícil destacar a melhor, as minhas preferidas são: “A flor e o espinho - Juízo final - Quando eu me chamar saudade e Folhas secas.
“Quando o tempo avisar/ Que não posso mais cantar/ Sei que vou sentir saudade/ Ao lado do meu violão/ Da minha mocidade(...)”
Sambista autentico parceiro de samba e prosa (mais de prosa que de samba) de Carlos Cachaça e Cartola, porém a maioria de suas letras foi feitas em parceria com Guilherme de Brito e Alcides Caminha. Embora frequentador do morro da Mangueira não fez muitas parcerias com Cartola, o motivo: Eventualmente, em períodos de dificuldade, Nelson "vendia" parcerias de sambas que compunha sozinho, o que fez com que Cartola optasse por abandonar a parceria e manter a amizade.
"depois que eu me chamar saudade/ não preciso de vaidade/ quero preces e nada mais (...)”.
Após os seus 50 anos casou-se com Durvalina, trinta anos mais jovem, que seria sua companheira até seus últimos dias. Morreu em de 18 de fevereiro de 1986, vítima de um enfisema pulmonar.
—————