Emoções & Sentimentos


8 de março dia de comemoração e reflexão

05/03/2016 15:12

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

https://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

Vamos comemorar as conquistas históricas da mulher em todas as esferas da vida social.

Desde o direito à educação, no Brasil conquistado apenas em 1827, mesmo assim a lei apenas garantia o acesso às escolas elementares. Em 1932, as mulheres conquistam o direito de votar.

O engajamento político da mulher nas lutas pela democracia, pelo fim ditadura militar, pelo combate à violência doméstica (Em 1985, foi criada a primeira delegacia da mulher, quase dez anos depois lei Maria da Penha, aumentou o rigor nas punições para violência doméstica ou familiar), pela construção de creches para os filhos das trabalhadoras e pelo direito ao aborto.

Entretanto a data não deve ser apenas de comemoração, mas sim de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade atual e o que deve ser feito para diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher, muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

—————

Voltar